MAPEAMENTO DO RISCO ASSISTENCIAL: ANS DIVULGA RESULTADO PRELIMINAR

A ANS informou que está disponível para consulta o resultado preliminar do Mapeamento do Risco Assistencial relativo ao 4º trimestre de 2023.

 

Como acessar o resultado? A operadora pode acessar seu resultado consultando o documento PRONTUÁRIO DE RESULTADOS - MAPEAMENTO DO RISCO ASSISTENCIAL, disponível na Central de Relatórios, em Monitoramento do Risco Assistencial, mediante login e senha;

Como é composto o Mapeamento do Risco Assistencial? Por indicadores distribuídos exclusivamente em duas dimensões: assistencial e atuarial dos produtos, de acordo com os normativos RN nº 479/2022 e IN DIPRO nº 58/2022. Neste link é possível acessar as fichas técnicas dos indicadores.

É possível questionar o resultado? Até quando podem ser enviados os questionamentos? Poderão ser enviados, impreterivelmente, até o dia 16/05/2024, não havendo prorrogação, conforme prazo regulamentar previsto no art. 11 da Instrução Normativa (IN) da DIPRO nº 58/2022.

Como enviar os questionamentos? Deve ser feito via protocolo eletrônico da ANS, de acordo com as orientações abaixo.

 

Utilização do Protocolo Eletrônico:

Caso o usuário seja o representante legal, o protocolo eletrônico já estará disponível de forma automática. Lembrando que o representante legal é o único usuário que possui acesso a todos os perfis de todos os sistemas por padrão. 

Para isso, é preciso:

  • Clicar “Iniciar petição”;
  • Escolher “Monitoramento do Risco Assistencial”;
  • Escolher “Questionamento ao Resultado Preliminar”;
  • Seguir as orientações de preenchimento;
  • Selecionar o trimestre.

 

Caso não possua acesso, será necessário que, através do “ADMP – Operadora” no Portal Operadora, o representante legal conceda acesso aos perfis abaixo no sistema “E-PROTOCOLO - Protocolo Eletrônico”:

Perfil obrigatório para acesso ao sistema de protocolo eletrônico 

  • Protocolos DIPRO – Consultar petição 
  • Protocolos DIPRO – Gerar petição 
  • Protocolos DIPRO – Consultar notificação    

 

Aviso importante:

Para evitar que o representante legal tenha de acessar o “ADMP Operadora” toda vez que precisar conceder o acesso a um usuário, é possível delegar essa atribuição a quem já tenha acesso ao sistema “ADMP Operadora”. 


Data da notícia: 30/04/2024

Fonte: Clique aqui e veja a notícia na integra

TOP